Cerca de metade das empresas falham nos primeiros anos. A falha principal e mais comum, citada pelos especialistas de marketing é uma má ou ineficaz imagem promocional.

Ter um logotipo é importante por vários motivos. Antes de explicar esses motivos, fazemos-lhe as seguintes questões: Como quer apresentar o seu negócio às pessoas? Como quer que as pessoas o vejam? Como quer que elas falem do seu trabalho?

A resposta é simples: Quero ser visto da melhor forma possível. Quando as pessoas compram o seu produto ou serviço, elas estão a comprar a sua marca.

Neste momento pode estar a pensar que o seu negócio é pequeno e o investimento num logotipo ou identidade de marca não é necessário agora, mas aí é que está o seu maior erro. Não se espera para ter um grande negócio para investir em uma identidade visual de qualidade da mesma forma que não se espera ter dinheiro para investir em publicidade. Essas são as peças-chave que devem ser previstas antes do seu negócio iniciar.

Se a sua imagem não se destaca dos seus concorrentes, isso vai refletir-se nas suas vendas. O adiamento na criação de um logotipo e materiais de marketing profissionais “até aparecerem alguns clientes” ou “até se começar” é o erro mais comum.

Infelizmente, muitos empresários optam pela concepção dos seus próprios materiais quando lançam o seu negócio, em vez de contar com profissionais experientes e qualificados, o que pode resultar numa péssima imagem.

Quando começa um negócio, precisa de criar o percurso mais rápido possível para o sucesso empresarial. A criação de um logótipo de qualidade contribui para a visibilidade e credibilidade do seu negócio, dois factores que ajudarão o seu negócio a crescer e a alcançar o sucesso.

Então porque recorrer a Profissionais para tratar da sua imagem?

Estabilidade: Ao optar por ter uma imagem criada por profissionais, irá ter uma imagem estável sem variações e alterações constantes. Se criar um logotipo agora só para “desenrascar” e daqui a alguns meses mudar para um logotipo diferente, mesmo que este seja feito por profissionais, isso poderá criar confusão nos clientes.

Profissionalismo: Ao utilizar materiais não projetados por um profissional, pode dar uma imagem pouco profissional. Uma imagem não cuidada pode passar para os seus clientes a ideia de que não se importa com a maneira como o negócio é apresentado ou com a qualidade do seu trabalho se optar por se descuidar na imagem.

Coordenação: Pode dar uma imagem confusa, se tiver um cartão com uma aparência e um site com outra. Pode criar uma crise de identidade para uma empresa, podendo levar um cliente a pensar que está a olhar para duas empresas diferentes. É melhor criar uma imagem bem desenvolvida desde o início. Se acha que não se pode dar ao luxo de criar um logotipo e uma imagem promocional de qualidade ao iniciar o seu negócio, lembre-se que ela pode fazer toda a diferença.

O nosso conselho é que por maior ou menor que considere o seu negócio, não deve nunca adiar o tratamento da imagem do seu negócio e investir no logotipo e identidade da sua empresa, porque tem tudo haver com a imagem que quer passar para os seus clientes e do valor que atribui ao seu produto ou serviço. A Barcode pode ajuda-lo nesse sentido, uma vez que disponibilizados serviços de logotipo e identidade no nosso estúdio criativo.

 

– Este artigo teve a contribuição de Ricardo Costa.
Ricardo Costa é designer gráfico e web ; pode entrar em contato com ele a qualquer altura no Facebook, Twitter e Linkedin.