7 Dicas para diminuir a taxa de rejeição do seu Website
No mundo online, a taxa de rejeição ou bounce rate é a percentagem de utilizadores que visitam o site e saem logo antes de clicar alguma coisa. Podem existir diversas razões para a rejeição: carregamento lento do website, as pop-ups são demasiado chatas, call-to-action escondidas, ou porque simplesmente o utilizador não encontra o que está à procura.
Seja qual for a razão, o resultado é o mesmo: um visitante perdido que não se converteu, que provavelmente saiu do site com má impressão da marca, e possivelmente irá prejudicar o ranking do site no motor de busca.
Felizmente, existem 7 dicas que podem ajudar a diminuir esta taxa de rejeição do site.
1 – Remoção de Pop-Ups
Remova todas, até mesmo as que são bem desenhadas e também as que têm publicidade com ofertas de conteúdo interno. Os visitantes não gostam de pop-ups e normalmente saem do site assim que elas aparecem.
2 – Use landing pages
Ao executar campanhas de ofertas específicas para alvos específicos, utilize as páginas de destino otimizadas para a campanha. Use a mesma mensagem de campanha em anúncios, publicações, mensagens e emails que criou para a landing page. Se tem um supermercado e publicita “Tem leite?”, a página que associará a esta campanha convém que tenha conteúdo sobre leite, e não sobre carne ou peixe senão a taxa de rejeição irá aumentar.
3 – Otimizar Calls-to-Action
Faça com que as Calls-to-Action sejam fáceis de encontrar e atraentes para clicar. Os botões CTA devem destacar-se do resto da página. Variações de teste de botões com cores e tamanhos contrastantes. A palavra do texto no CTA deverá ser accionava e convidativa em vez da tradicional e chata “Teste grátis” ou “Baixe grátis”. Posicione o botão CTA lógica e estrategicamente.
4 – Promova conteúdo relevante
Nas páginas de segmentos de sector específico, por exemplo, promover o conteúdo que é relevante para a indústria. Imagine que vende móveis de escritório e tem uma página específica com informações sobre móveis para consultórios médicos, oferecer links para outros artigos, videos e informações sobre produto apenas para o pessoal médico. Neste caso, ao oferecer este tipo de conteúdo que o utilizador alvo quer consumir, provavelmente irá ser um utilizador que se irá converter em venda em vez de ser um Bounce.
5 – Seja pesquisável
Incluir uma caixa de pesquisa no site incentiva aos utilizadores a permanecerem no local, mesmo não encontrando exatamente o que estão à procura na sua primera página do site. O Google Custom Search oferece uma ferramenta eficaz livre.
6 – Seja rápido
O tempo que o site demora a carregar é muito importante e deve ser otimizado para ser o mais baixo possível. Reduza os tamanhos de imagem, armazene em cache qualquer informação que danifique o desempenho, remova os links partidos, reduza os tamanhos de arquivos sempre que possível, utiliza o CSS limpo, e garanta que as velocidades do servidor são otimizadas.
7 – Responsive Design
Cada vez mais, os sites são acessados em dispositivos móveis. Certifique-se de que o design do site e navegação são sensíveis e otimizados para todos os tamanhos de ecrã e navegadores para evitar rejeições móveis.
Dê aos utilizadores o que eles querem
A principal razão para um site ter uma alta taxa de rejeição tem a ver com o facto de que os utilizadores entraram no site à espera de encontrar algo mais do que o que encontraram quando lá chegaram. A maneira mais eficaz de evitar isso é garantir que a página inicial ou homepage seja otimizada para a intenção do utilizador ou pelos termos corretos que ele pesquisou antes.
Taxas de rejeição para baixo, taxas de sucesso para cima!
Ao utilizar estas dicas para reduzir a taxa de rejeição de um site, podem acontecer grandes coisas:
– Mais visitantes a consumir o conteúdo do website
– Reconhecimento da marca melhora
– As taxas de conversão aumentam
– O ranking nos motores de pesquisa melhoram
– A satisfação do cliente aumenta
Como sempre, lembre-se dos fazer testes A/B em cada mudança para determinar o que funciona e o que não funciona.
Se ainda não tem um website e acredita que o seu negócio aumentaria vendas com um site novo, fale connosco. A Barcode pode ajuda-lo nesse sentido, uma vez que somos experientes na criação de websites profissionais.
– Este artigo teve a contribuição de Ricardo Costa.
Ricardo Costa é designer gráfico e web ; pode entrar em contato com ele a qualquer altura no Facebook, Twitter e Linkedin.