Como escolher a cor certa para a sua marca.
A Cor tem uma grande importância no nosso dia-a-dia, uma vez que nos transmite várias emoções e sentimentos e é uma parte essencial da identidade e definição da marca. A escolha certa da cor pode aumentar e muito a eficácia dos métodos de comunicação da sua empresa. Por isso, escolher a cor que melhor representa a sua marca é algo crucial.
Diferentes cores provocam diferentes reações nas pessoas.
As principais funções da cor na marca são: destacá-la, transmitir os seus valores e permitir que ela seja recordada pelas pessoas. A escolha da cor deve ser feita com muito planeamento e atenção. Por isso, defina bem o seu foco. Se já tem uma definição clara da experiência que quer passar para o seu consumidor através da sua marca, vai ser mais fácil para si a escolha da cor certa para ela. Por exemplo, é fácil entender a escolha de cor do Linkedin, Facebook e Skype. O Azul é uma cor que vende uma ideia de uma persona liberal, inteligente, confiante, calma e progressiva. É por isso que as duas empresas apostaram nesta cor, uma vez que se identificam com a imagem que a cor transmite.
Para perceber melhor, em baixo, poderá conferir as principais cores classificadas por qualidades, aplicações e marcas que as utilizam. Uma nota importante também para o sucesso da sua marca é que tenha sempre um Manual de Identidade Visual para saber como utilizar a sua marca.
Amarelo
Transmite: Alegria, vida, energia, criatividade, calor, fome, simpatia, confiança
Indicado para: Alimentação, desporto, entretenimento, lazer, automobilismo
Laranja
Transmite: Alegria, calor, energia, juventude, diversão, criatividade, fome
Indicado para: Entretenimento, desporto, alimentação, criação, comunicação, lazer
Vermelho
Transmite: Excitação, urgência, fome, perigo, paixão, calor, velocidade
Indicado para_ Alimentos, desporto, automobilismo, relações humanas
Rosa
Transmite: Feminilidade, amor, carinho, sensualidade, tranquilidade
indicado para: Cosméticos, beleza, alimentos, comunicação, moda, artigos femininos
Roxo
Transmite: Riqueza, intuição, sabedoria, misticismo, espiritualidade
indicado para: Cosméticos, religião, alimentos, comunicação, artigos de luxo
Azul
Transmite: Credibilidade, calma, limpeza, qualidade, profissionalismo
Indicado para: Tecnologia, medicina, comunicação, saúde, finanças
Verde
Transmite: Saúde, sustentabilidade, calma, credibilidade, aventura, confiança
Indicado para: Medicina, turismo, saúde, alimentação, recursos humanos
Castanho
Transmite: Segurança, tradição, requinte, conforto, calor, credibilidade
Indicado para: Alimentos, direito, finanças, moda, artigos de luxo
Preto
Transmite: Tradição, elegância, credibilidade, força, poder
Indicado para: Moda, artigos de luxo, finanças, tecnologia, direito, investimentos
Várias cores ou Coloridos
Transmite: Jovialidade, criatividade, alegria, energia, simpatia
Indicado para: Alimentação, desporto, entretenimento, lazer, amizade, infantil
Seja novo no mercado, ou se está a pensar em reformular a imagem da sua marca, talvez seja importante colocar algumas destes conselhos e informações em prática. Necessita de ajuda para saber melhor qual a cor do seu negócio? Fale connosco.
– Este artigo teve a contribuição de Ricardo Costa.
Ricardo Costa é designer gráfico e web ; pode entrar em contato com ele a qualquer altura no Facebook, Twitter e Linkedin.